REPOSIÇÃO
DAS AULAS REFERENTE AOS DIAS DE GREVE
Senhores
Pais, responsáveis e alunos.
Informamos que, conforme amplamente divulgado pela imprensa, as
aulas não ministradas no período da greve serão repostas aos sábados e nos dias
da semana correspondentes a primeira semana do recesso julho/2012.
Desta forma orientamos que os alunos ao prepararem o seu
material escolar para o sábado observem a qual dia da semana se refere a
reposição e quais professores deverão estar presentes, pois nem todos tem dias
a repor.
Por exemplo: neste próximo sábado (02/06/2012) a reposição
refere-se a uma quarta-feira (14/03/2012) e só virão os professores que tem que
repor este dia.
Segue calendário de reposição até o fim do ano.
CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 17 DE TAGUATINGA
Cronograma de Reposição de Aulas Referente ao Período de Greve
N.
|
Paralisação/Greve
|
Reposição
|
Obs
|
||
Data
|
Dia/semana
|
Data
|
Dia/semana
|
||
01
|
08/03
|
Quinta
|
12/05
|
Sábado
|
reposto !
|
02
|
12/03
|
Segunda
|
19/05
|
Sábado
|
reposto !
|
03
|
13/03
|
Terça
|
26/05
|
Sábado
|
reposto !
|
04
|
14/03
|
Quarta
|
02/06
|
Sábado
|
6a.C, G / 7a. B, C não
terão reposição.
|
05
|
15/03
|
Quinta
|
09/06
|
Sábado
|
|
06
|
16/03
|
Sexta
|
16/06
|
Sábado
|
|
07
|
19/03
|
Segunda
|
23/06
|
Sábado
|
|
08
|
20/03
|
Terça
|
30/06
|
Sábado
|
|
09
|
21/03
|
Quarta
|
07/07
|
Sábado
|
|
10
|
22/03
|
Quinta
|
09/07
|
Segunda
|
|
11
|
23/03
|
Sexta
|
10/07
|
Terça
|
|
12
|
26/03
|
Segunda
|
11/07
|
Quarta
|
|
13
|
27/03
|
Terça
|
12/07
|
Quinta
|
|
14
|
28/03
|
Quarta
|
13/07
|
Sexta
|
|
15
|
29/03
|
Quinta
|
14/07
|
Sábado
|
|
16
|
30/03
|
Sexta
|
23/07
|
Segunda
|
|
17
|
02/04
|
Segunda
|
24/07
|
Terça
|
|
18
|
03/04
|
Terça
|
28/07
|
Sábado
|
|
19
|
04/04
|
Quarta
|
04/08
|
Sábado
|
|
20
|
09/04
|
Segunda
|
11/08
|
Sábado
|
|
21
|
10/04
|
Terça
|
25/08
|
Sábado
|
|
22
|
11/04
|
Quarta
|
01/09
|
Sábado
|
|
23
|
12/04
|
Quinta
|
15/09
|
Sábado
|
|
24
|
13/04
|
Sexta
|
22/09
|
Sábado
|
|
25
|
16/04
|
Segunda
|
06/10
|
Sábado
|
|
26
|
17/04
|
Terça
|
20/10
|
Sábado
|
|
27
|
18/04
|
Quarta
|
27/10
|
Sábado
|
|
28
|
19/04
|
Quinta
|
10/11
|
Sábado
|
|
29
|
20/04
|
Sexta
|
24/11
|
Sábado
|
|
30
|
23/04
|
Segunda
|
08/12
|
Sábado
|
|
31
|
24/04
|
Terça
|
15/12
|
Sábado
|
|
32
|
25/04
|
Quarta
|
21/12
|
Sexta
|
|
33
|
26/04
|
Quinta
|
22/12
|
Sábado
|
|
34
|
27/04
|
Sexta
|
27/12
|
Quinta
|
|
35
|
02/05
|
Quarta
|
28/12
|
Sexta
|
|
Situação: 35 dias de letivos de déficit
Primeiro Semestre: 08/02 a 14/08
Segundo Semestre: 15/08 a 29/12
Recesso de Julho: 15/07 a 22/07
|
Reposição
deste sábado (dia 09/06/2012)
Senhores Pais, responsáveis e alunos:
A reposição do próximo sábado letivo
(09/06/2012) será correspondente ao dia 15/03/2012, portanto os alunos
deverão trazer o material correspondente às aulas de quinta-feira, lembrando de
observar quais professores deverão repor aula nesse dia.
PARA OS ALUNOS DO VESPERTINO:
Por solicitação de muitos pais,
neste sábado, dia 09/06/2012, a reposição dos alunos do turno vespertino será
realizada no horário de 10:00 h às 13:15 h. Além disso as seguintes turmas não
tem aulas a repor: 7a. série/Turma "A" e 8a. série/Turmas
"C" ; "E".
Obrigado e compareçam !
IMPORTANTE:
PROVAS DO PRIMEIRO BIMESTRE 2012 !!!
Senhores Pais, responsáveis e alunos,
Estamos em época de provas e, como todos sabem, essas são muito importantes, não só para a aprovação, bem como para a formação do aluno.
Ainda há tempo para revisão e utilizem os conhecimentos adquiridos nas aulas e nos seus estudos em casa.
Segue abaixo o calendário com os dias de realização das provas.
Estamos em época de provas e, como todos sabem, essas são muito importantes, não só para a aprovação, bem como para a formação do aluno.
Ainda há tempo para revisão e utilizem os conhecimentos adquiridos nas aulas e nos seus estudos em casa.
Segue abaixo o calendário com os dias de realização das provas.
MATUTINO
|
||
DIA
|
5ªA a L
|
6ª A a C
|
04/06
|
Port, Hist
|
Hist
|
05/06
|
*OBMEP
|
OBMEP
|
06/06
|
Geo, CN
|
Geo, CN
|
08/06
|
Mat
|
Mat
|
VESPERTINO
|
||||
DIA
|
6ªD a 6ªF
|
6ªG
|
7ªA a 7ªF
|
8ªA a 8ªe
|
01/06
|
Educação Física e
Hist
|
Educação Física e
Hist
|
Educação Física e
Hist
|
Educação Física e
Hist
|
05/06
|
Geografia
|
Geografia
|
Geografia
|
Geografia
|
06/06
|
Port e CN
|
CN
|
-
|
CN
|
08/06
|
Mat e Arte
|
Mat e Arte
|
Mat e Arte
|
Mat e Arte
|
Boa Prova !
*OBMEP = Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas.
C E F 17
TAGUATINGA.
Me Orgulho de pertencer a essa grande
família!
Olá pessoal, é com
muita alegria que iniciamos mais um ano letivo. O nosso blog vai ajudá-lo (a)
durante essa trajetória, que será um sucesso para todos.
Aproveitem os
textos, as aulas virtuais, os exercícios e demais atividades! Garanta um ano de
tranquilidade e de notas boas em todos os bimestres. Fale com o seu Professor
(a) e se informe das atividades propostas por ele (a) nesse espaço.
Bom ano de 2012.
AFINAL, SOMOS
SUBORDINADOS OU DISCIPLINADOS?
Disciplina não é regra, não é norma, não é regulamento. Disciplina não é um
catálogo de proibição, não é um dicionário cheio de "pode" e
"não pode". A disciplina é aquilo que a própria pessoa se obriga a
fazer, sem que a obrigem.
Quando você age certo, sem ninguém por perto para lhe vigiar e punir, o nome
disso é disciplina. Mas, quando você age certo porque tem alguém de olho e
você pode ser punido, o nome disso é subordinação às normas.
As
normas disciplinares que estão no regimento escolar devem ser conhecidas e
seguidas por todos, isso é um regime disciplinar.
Então, para que serve a disciplina? A disciplina tem um caráter
formativo e está a serviço de uma educação integral e de qualidade. Sua
finalidade consiste em criar um ambiente sadio e organizado no qual
todos os alunos sintam-se co-responsáveis pela sua formação.
Enfim, a disciplina é o exercício, a postura e o modo positivo e obediente de
se colocar diante da vida. Isso nos permite aprender, crescer, amadurecer,
educar e educar-nos. Disciplina é o constante aprendizado que extrapola uma
instituição. Regras e normas são, apenas, instrumentos da
disciplina, que, se alguns julgam que põem limites à nossa liberdade, por outro
lado são a garantia dessa liberdade.
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE E
CONTEXTUALIZAÇÃO
Para deixarmos de lado a educação baseada na formação de modelos, memorizações, e fragmentação do conhecimento, foi elaborada a reorganização curricular com o objetivo de desenvolver os conteúdos, utilizando a interdisciplinaridade e a contextualização.
Conforme a LDB nº 9394 / 96, a organização do currículo superou as disciplinas estanques. Pretende integração e articulação dos conhecimentos num processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização.
A interdisciplinaridade ao saber útil. Utiliza conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema. É uma integração de saberes. Num texto de ciências, por exemplo, além do conhecimento específico da matéria, o aluno pode aprender gramática, elaborar problemas relativos ao texto e muito mais.
A contextualização do conteúdo traz importância ao cotidiano do aluno, mostra que aquilo que se aprende , em sala de aula, tem aplicaçãopráticaem nossas vidas. A contextualização permite ao aluno sentir que o saber não é apenas um acúmulo de conhecimentos técnico-científicos, mas sim uma ferramenta que os prepara para enfrentar o mundo, permitindo-lhe resolver situações até então desconhecidas.
A fragmentação, a distância entre os conteúdos gera desinteresse por a aprendizagem não ser significativa.. Esta ocorre quando há relação entre o aluno e o que ele está aprendendo, considerando-o como o centro da aprendizagem, sendo ativo.
O contexto dá significado ao conteúdo e deve basear-se na vida social, nos fatos do cotidiano e na convivência do aluno. Isto porque o aluno vive num mundo regido pela natureza, pelas relações sociais estando exposto à informação e a vários tipos de comunicação Portando, o cotidiano, o ambiente físico e social devem fazer a ponte entre o que se vive e o que se aprende na escola.
Aproveitando-se do conhecimento prévio do aluno, o professor deverá planejar "induções", fazendo com que o conceito a ser aprendido parta do próprio aluno.
Vejamos, por exemplo, o caso de um professor de história. Deverá selecionar do conteúdo os fatos, conceitos, época, usos ecostumes que o conteúdo exige. Deverá elaborar perguntas, que partam do cotidiano, induzindo os alunos a fazerem comparações até chegar onde pretende. Através das respostas dos alunos, será elaborado um texto. Através de outras induções planejadas pelo professor esses texto dará origem a outros textos, como por exemplo de geografia. Por exemplo: -Onde ocorreram tais fatos? Diferenciar os conceitos, usos , costumes entre asregiões do planeta.
Nesse mesmo texto a gramática deverá ser inseridae a obtenção de dados para elaborar problemas. Em educação artística o campo será amplo a ser explorado.
O mundo globalizado exigiumudanças na educação, consequentemente exige que o professor seja atualizado, criativo, orientador e facilitador da aprendizagem.
Referência bibliográfica:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília; MEC/SEF, 1997.
______. Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1997.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 29. Ed., Campinas, S.P: Autores Associados, 2002
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002
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Fonte: http://www.webartigos.com/articles/13408/1/A-Importancia-da-Interdisciplinaridade-e-Contextualizacao/pagina1.html#ixzz1H0XQ1cXK
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