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REPOSIÇÃO DAS AULAS REFERENTE AOS DIAS DE GREVE

Senhores Pais, responsáveis e alunos.
Informamos que, conforme amplamente divulgado pela imprensa, as aulas não ministradas no período da greve serão repostas aos sábados e nos dias da semana correspondentes a primeira semana do recesso julho/2012.
Desta forma orientamos que os alunos ao prepararem o seu material escolar para o sábado observem a qual dia da semana se refere a reposição e quais professores deverão estar presentes, pois nem todos tem dias a repor.
Por exemplo: neste próximo sábado (02/06/2012) a reposição refere-se a uma quarta-feira (14/03/2012) e só virão os professores que tem que repor este dia.
Segue calendário de reposição até o fim do ano.

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 17 DE TAGUATINGA
Cronograma de Reposição de Aulas Referente ao Período de Greve
N.
Paralisação/Greve
Reposição
Obs
Data
Dia/semana
Data
Dia/semana
01
08/03
Quinta
12/05
Sábado
 reposto !
02
12/03
Segunda
19/05
Sábado
 reposto !
03
13/03
Terça
26/05
Sábado
 reposto !
04
14/03
Quarta
02/06
Sábado
 6a.C, G / 7a. B, C não terão reposição.
05
15/03
Quinta
09/06
Sábado
06
16/03
Sexta
16/06
Sábado
07
19/03
Segunda
23/06
Sábado
08
20/03
Terça
30/06
Sábado
09
21/03
Quarta
07/07
Sábado
10
22/03
Quinta
09/07
Segunda
11
23/03
Sexta
10/07
Terça
12
26/03
Segunda
11/07
Quarta
13
27/03
Terça
12/07
Quinta
14
28/03
Quarta
13/07
Sexta
15
29/03
Quinta
14/07
Sábado
16
30/03
Sexta
23/07
Segunda
17
02/04
Segunda
24/07
Terça
18
03/04
Terça
28/07
Sábado
19
04/04
Quarta
04/08
Sábado
20
09/04
Segunda
11/08
Sábado
21
10/04
Terça
25/08
Sábado
22
11/04
Quarta
01/09
Sábado
23
12/04
Quinta
15/09
Sábado
24
13/04
Sexta
22/09
Sábado
25
16/04
Segunda
06/10
Sábado
26
17/04
Terça
20/10
Sábado
27
18/04
Quarta
27/10
Sábado
28
19/04
Quinta
10/11
Sábado
29
20/04
Sexta
24/11
Sábado
30
23/04
Segunda
08/12
Sábado
31
24/04
Terça
15/12
Sábado
32
25/04
Quarta
21/12
Sexta
33
26/04
Quinta
22/12
Sábado
34
27/04
Sexta
27/12
Quinta
35
02/05
Quarta
28/12
Sexta

Situação: 35 dias de letivos de déficit
Primeiro Semestre: 08/02 a 14/08
Segundo Semestre: 15/08 a 29/12
Recesso de Julho: 15/07 a 22/07


Reposição deste sábado (dia 09/06/2012)

    
     Senhores Pais, responsáveis e alunos:
     A reposição do próximo sábado letivo (09/06/2012) será correspondente ao dia 15/03/2012, portanto os alunos deverão trazer o material correspondente às aulas de quinta-feira, lembrando de observar quais professores deverão repor aula nesse dia.

PARA OS ALUNOS DO VESPERTINO:
      Por solicitação de muitos pais, neste sábado, dia 09/06/2012, a reposição dos alunos do turno vespertino será realizada no horário de 10:00 h às 13:15 h. Além disso as seguintes turmas não tem aulas a repor: 7a. série/Turma "A" e 8a. série/Turmas "C" ; "E".
Obrigado e compareçam !


 


IMPORTANTE: PROVAS DO PRIMEIRO BIMESTRE 2012 !!!

Senhores Pais, responsáveis e alunos,
Estamos em época de provas e, como todos sabem, essas são muito importantes, não só para a aprovação, bem como para a formação do aluno.
Ainda há tempo para revisão e utilizem os conhecimentos adquiridos nas aulas e nos seus estudos em casa.
Segue abaixo o calendário com os dias de realização das provas.

MATUTINO
DIA
5ªA a L
6ª A a C
04/06
Port, Hist
Hist
05/06
*OBMEP
OBMEP
06/06
Geo, CN
Geo, CN
08/06
Mat
Mat

VESPERTINO
DIA
6ªD a 6ªF
6ªG
7ªA a 7ªF
8ªA a 8ªe
01/06
Educação Física e Hist
Educação Física e Hist
Educação Física e Hist
Educação Física e Hist
05/06
Geografia
Geografia
Geografia
Geografia
06/06
Port e CN
CN
-
CN
08/06
Mat e Arte
Mat e Arte
Mat e Arte
Mat e Arte


Boa Prova !

*OBMEP = Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas.

 cef17taguatinga  10:52


C E F  17  TAGUATINGA. 
Me Orgulho de pertencer a essa grande família!



Olá pessoal, é com muita alegria que iniciamos mais um ano letivo. O nosso blog vai ajudá-lo (a) durante essa trajetória, que será um sucesso para todos.
Aproveitem os textos, as aulas virtuais, os exercícios e demais atividades! Garanta um ano de tranquilidade e de notas boas em todos os bimestres. Fale com o seu Professor (a) e se informe das atividades propostas por ele (a) nesse espaço.

Bom ano de 2012.






AFINAL, SOMOS SUBORDINADOS OU DISCIPLINADOS?

          Disciplina não é regra, não é norma, não é regulamento. Disciplina não é um catálogo de proibição, não é um dicionário cheio de "pode" e "não pode". A disciplina é aquilo que a própria pessoa se obriga a fazer, sem que a obrigem. 
         Quando você age certo, sem ninguém por perto para lhe vigiar e punir, o nome disso é disciplina. Mas, quando você age certo porque tem alguém de olho e você pode ser punido, o nome disso é subordinação às normas.
         As normas disciplinares que estão no regimento escolar devem ser conhecidas e seguidas por todos, isso é um regime disciplinar.  
         Então, para que serve a disciplina?  A disciplina tem um caráter formativo e está a serviço de uma educação integral e de qualidade. Sua finalidade consiste em criar um ambiente sadio e organizado no qual todos os alunos sintam-se co-responsáveis pela sua formação.
        Enfim, a disciplina é o exercício, a postura e o modo positivo e obediente de se colocar diante da vida. Isso nos permite aprender, crescer, amadurecer, educar e educar-nos. Disciplina é o constante aprendizado que extrapola uma instituição. Regras e normas são, apenas, instrumentos da disciplina, que, se alguns julgam que põem limites à nossa liberdade, por outro lado são a garantia dessa liberdade.







A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO


Para deixarmos de lado a educação baseada na formação de modelos, memorizações, e fragmentação do conhecimento, foi elaborada a reorganização curricular com o objetivo de desenvolver os conteúdos, utilizando a interdisciplinaridade e a contextualização.
Conforme a LDB nº 9394 / 96, a organização do currículo superou as disciplinas estanques. Pretende integração e articulação dos conhecimentos num processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização.
A interdisciplinaridade ao saber útil. Utiliza conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema. É uma integração de saberes. Num texto de ciências, por exemplo, além do conhecimento específico da matéria, o aluno pode aprender gramática, elaborar problemas relativos ao texto e muito mais.
A contextualização do conteúdo traz importância ao cotidiano do aluno, mostra que aquilo que se aprende , em sala de aula, tem aplicaçãopráticaem nossas vidas. A contextualização permite ao aluno sentir que o saber não é apenas um acúmulo de conhecimentos técnico-científicos, mas sim uma ferramenta que os prepara para enfrentar o mundo, permitindo-lhe resolver situações até então desconhecidas.
A fragmentação, a distância entre os conteúdos gera desinteresse por a aprendizagem não ser significativa.. Esta ocorre quando há relação entre o aluno e o que ele está aprendendo, considerando-o como o centro da aprendizagem, sendo ativo.
O contexto dá significado ao conteúdo e deve basear-se na vida social, nos fatos do cotidiano e na convivência do aluno. Isto porque o aluno vive num mundo regido pela natureza, pelas relações sociais estando exposto à informação e a vários tipos de comunicação Portando, o cotidiano, o ambiente físico e social devem fazer a ponte entre o que se vive e o que se aprende na escola.
Aproveitando-se do conhecimento prévio do aluno, o professor deverá planejar "induções", fazendo com que o conceito a ser aprendido parta do próprio aluno.
Vejamos, por exemplo, o caso de um professor de história. Deverá selecionar do conteúdo os fatos, conceitos, época, usos ecostumes que o conteúdo exige. Deverá elaborar perguntas, que partam do cotidiano, induzindo os alunos a fazerem comparações até chegar onde pretende. Através das respostas dos alunos, será elaborado um texto. Através de outras induções planejadas pelo professor esses texto dará origem a outros textos, como por exemplo de geografia. Por exemplo: -Onde ocorreram tais fatos? Diferenciar os conceitos, usos , costumes entre asregiões do planeta.
Nesse mesmo texto a gramática deverá ser inseridae a obtenção de dados para elaborar problemas. Em educação artística o campo será amplo a ser explorado.
O mundo globalizado exigiumudanças na educação, consequentemente exige que o professor seja atualizado, criativo, orientador e facilitador da aprendizagem.




Referência bibliográfica:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília; MEC/SEF, 1997.
______. Lei Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1997.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 29. Ed., Campinas, S.P: Autores Associados, 2002
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002


Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
A Importância da Interdisciplinaridade e Contextualização publicado 14/01/2009 por Maria Edmir Maranhão em http://www.webartigos.com




Fonte: 
http://www.webartigos.com/articles/13408/1/A-Importancia-da-Interdisciplinaridade-e-Contextualizacao/pagina1.html#ixzz1H0XQ1cXK 

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